Caracterização

Património: Igreja de Santa Eulália


A Igreja de Santa Eulália, pelos traços arquitetónicos que apresenta, é de estilo barroco. Pela inscrição que se encontra na parte superior da porta principal da Igreja, a data de 1724, podemos deduzir que a mesma terá sido construída e sagrada nesse ano, passando desde então a estar aberta ao público. Contudo supõem-se que o altar-mor tenha sido inaugurado apenas em 1731, data que se encontra inscrita nas pedras graníticas que suportam a talha da igreja. Outro pormenor interessante é o facto da torre sineira também ter sido edificada mais tarde, no século XIX, uma vez que existe uma nova data (1844), na ombreira da porta que dá acesso a esta torre. No interior da igreja destacam-se os altares barrocos, com especial relevo para o altar-mor, com figuras características deste estilo arquitetónico na região, nomeadamente as folhas de acanto e os cachos de uvas, elementos tipicamente vegetalistas. Salientam-se igualmente os azulejos, alguns deles originalmente do século XVIII, ainda em bom estado de conservação. Pároco da Freguesia, Sr. Padre José da Fonseca Lemos desde 11 de Janeiro de 1980.


Centro Etnográfico do Grupo Folclórico


O Centro Etnográfico do Grupo Folclórico de Santa Eulália dispõe de um rico espólio, fruto de pesquisas e doações feitas na freguesia e freguesias limítrofes, ao longo de cerca de 30 anos.

Vestuário, utensílios agrícolas, instrumentos musicais, peças de mobiliário, loiças e outros utensílios de cozinha e de apoio às tarefas domésticas, fazem parte desta exposição permanente. No fundo, um museu do mundo rural.

É possível efetuar visitas, sob marcação.

Agenda

Avisos & Editais

Brevemente Disponível.

Esqueceu sua palavra-passe?